A Igreja ocupa um lugar especial e fundamental nos planos de Deus. Quando nos referimos à igreja, não estamos falando meramente do templo onde se evidenciam as reuniões e cultos, muito menos das denominações que diversificam o cristianismo em organizações. Estamos falando do povo de Deus espalhado em todos os lugares, que se reúnem para adorar ao Senhor. A igreja foi fundada e edificada pelo próprio Jesus, seguindo um contexto bíblico, histórico, social e espiritual.
CONHECENDO A IGREJA DO SENHOR
Conceito teológico. A palavra Igreja [Do hb. qahal, assembleia do povo de Deus; do gr. ekklesia, assembleia pública] é usada na Bíblia para designar uma comunidade que reconhece Jesus, como Senhor e Salvador pessoal, e, que se reúne com o propósito de orar, louvar e adorar a Deus, receber ensinamentos bíblicos, evangelizar e ajudar uns aos outros (At 2.47; 16.5).
Igreja Universal. [Do lat. universale, relativo a toda a terra] Invisível formada pela comunidade espiritual cristã, que vai além das fronteiras nacionais e culturais. São cristãos procedentes de todas as nações, povos, tribos e línguas (Rm 16.16; Ap 5.9).
Igreja local, organizada ou institucional. Visível composta de cristãos reunidos num determinado lugar para louvar e adorar a Deus (At 2.1,2). É representada diante da sociedade politicamente organizada.
Igreja Militante. Formada pelos verdadeiros cristãos que estão em plena atividade espiritual e física (II Cor 10.3-5; II Tm 2.4,5).
Igreja Triunfante. Formada por aqueles que já dormiram no Senhor, que já cumpriram suas missões e estão aguardando a volta gloriosa do Senhor Jesus (I Ts 4.13-17; II Tm 4.8).
QUANTO A SUA FUNDAÇÃO
Registro Bíblico. Lendo a Palavra em Mt 16.18, entendemos claramente que o Senhor Jesus edificou a sua igreja; Sendo a cabeça do corpo da igreja (Ef 4.15; 5.23; Cl 1.18) e a principal Pedra de Esquina, a Pedra Angular (Ef 2.19-22; I Pe 2.4-9). Sua doutrina é a base fundamental (Mc 1.22), seu ministério e sua vida são os grandes exemplos a serem seguidos.
Registro Histórico. Quanto a sua fundação, sabemos que a igreja já existia no plano e propósito divino, e o próprio Jesus já vinha preparando os seus discípulos que posteriormente seriam aqueles que ministrariam os ensinos deixados por ele. Historicamente, a primeira reunião se deu em Jerusalém, no dia de pentecostes, quando todos reunidos no mesmo lugar foram cheios do Espírito Santo, formando um só corpo (At 2.1-4; Ef 2.14).
Símbolos que se referem à igreja. Lavoura de Deus e Edifício de Deus (I Cor 3.9), Rebanho de Deus (I Pe 5.2), Corpo de Cristo (Cl 1.18), Esposa de Cristo ou Noiva do Cordeiro (Ap 19.7,8; 21.9) e Igreja de Deus (At 20.28).
QUANTO A SUA MISSÃO
Diante de muitos afazeres e trabalhos que podem ser realizados pela igreja, é preciso destacar as três principais funções, que juntas, formam a tríplice missão da igreja: Evangelizar (Mc 16.15), Ensinar (Mt 28.19,20) e Adorar (Jo 4.23,24).
QUANTO A SUA ESTRUTURA
A Igreja está dividida e estruturada num plano administrativo que vai do ministério a membresia. Essa estrutura, além de proporcionar mais desenvolvimento, ordem e sustentabilidade, é fundamental para um melhor desempenho da igreja como um todo.
Ministério: [Do lat. ministerium, cargo, ofício e função] Pastores (Bispos, Presbíteros e Apóstolos, Evangelistas, etc.) e Diáconos (I Tm 3.1-16).
Membros: [Do lat. membrum] Conjunto dos que, por intermédio da profissão de fé e do batismo, passaram a integrar a igreja. Temos ainda aqueles que chamamos de congregados, que não são batizados, mas participam frequentemente dos cultos e reuniões.
Bíblia Sagrada: [Do gr. biblia, livros] A Única Regra de Fé e Prática. A Palavra de Deus é nossa arma espiritual. (I Tm 3.15-17; II Tm 3.16,17).
Batismo nas águas: É um ato simbólico (não é sacramento), e representa o pacto entre Jesus e aquele que o recebeu como Salvador pessoal. Simboliza uma manifestação pública da sua fé em Jesus, feita diante de Deus e dos homens. Simboliza a nossa morte para o velho homem, os caminhos errados, o pecado e o mundo, isto é, o início para uma nova vida com Deus (Rm 6.3,4; At 2.41-42; Mt 3.13-17).
Ceia Memorial: [Do lat. coena] Instituída pelo próprio Jesus, é a cerimônia mais importante e solene da igreja. Tem como elementos simbólicos: O pão » corpo e o vinho » sangue (Mt 26.26; I Cor 11.23-34).
Plano Financeiro: Pelos Dízimos e Ofertas. São recursos que igreja utiliza para se manter como uma instituição organizada e social; enviar e sustentar missionários (Ml 3.10; I Cor 9.14).