Seguidores

Comunicação eficaz, use bem essa ferramenta!


ANALISANDO AS Diferenças
entre informação e comunicação

    Informação. O interlocutor transmite a mensagem sem que seja necessária a confirmação do receptor (Ez 3.27). Um exemplo prático da informação no evangelismo é a entrega de literaturas. Só que entregar simplesmente não é o suficiente, é preciso iniciar uma conversa com o pecador. Em muitos casos, a informação se torna um embaraço na compreensão da mensagem. A informação aumenta, aperfeiçoa e transmite o conhecimento, comunicando novidades.

     Comunicação. O interlocutor transmite a mensagem e o receptor ao compreendê-la, confirma, formando um elo de comunicação (Jo 4.4-30). Neste caso, o diálogo será o termômetro dessa relação pregador x ouvinte. O feedback mostrará se a pregação foi eficaz ou não. Os métodos mais usados são: Falado (Ex 4.4-16; Mt 10.19,20), escrito (Ex 34.27; Lc 1.1-4) e mímico ou gesticulado (Jo 13.21-25). Precisamos entender que a comunicação nos traz a percepção, criando expectativas, propondo exigências ou respostas.


     Interferência. Uma característica indesejável que surge na comunicação é a interferência ou ruído, que dificulta a compreensão da mensagem e em muitos casos compromete completamente a ministração (At 21.33,34).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...