Em pleno fim de século XX, houve verdadeiros massacres em nome da fé na Indonésia e Nigéria. Mas há muitos outros contextos em que milhares de pessoas têm seus direitos violados e são impedidas, totalmente ou em parte, de praticar sua escolha religiosa com liberdade. Alguns são perseguidos, torturados e mortos. Outros vivem em constante pressão do governo, da sociedade, da família. São pessoas obrigadas a superar seus limites para continuar vivas, para trabalhar ou ter acesso à escola, para realizar seus cultos sem impedimentos, exercer sua fé sem preocupar-se com a polícia.
África. Há esperança em meio a uma fome devastadora, miséria terrível, conflitos militares e perseguição na Á frica. Essa esperança surge porque talvez esteja acontecendo lá o maior crescimento do cristianismo de que se tem notícia!
Ásia. Mais de 55% da população do mundo vivem na Ásia. Durante anos, há perseguição e o martírio de cristãos nessa região. Apesar disso, a Ásia está passando por um incrível crescimento espiritual.
América Latina. Ao contrário do que mostram os roteiros de viagem, há mais na América Latina do que sol, areia, águas mornas e gente boa. Os cristãos de Cuba, Colômbia, México e do Peru sofrem entre revolucionários, barões da droga e extremistas religiosos.
Mundo Muçulmano. O Oriente Médio é o berço da Igreja Cristã, ainda que, em algumas regiões, a Igreja quase tenha sido eliminada sob a pressão muçulmana.
Estatísticas básicas sobre religião no mundo |
De cada 100 pessoas ... . 19 são muçulmanos (o islamismo é a religião que cresce mais rápido) . 18 não têm religião ou são ateus . 17 são católicos . 17 são cristãos não-católicos (ortodoxos, anglicanos, protestantes, evangélicos, pentecostais) . 14 são hindus . 6 são budistas Perseguição contra cristãos . 1 em cada 3 cristãos sofre perseguição . 1 em cada 10 pessoas é um cristão perseguido. |
Fonte: Portas Abertas (http://www.portasabertas.org.br)