Seguidores

Equador

Fazendo Missões para glória de Deus - 1º Ano no Equador.

     NO ÚLTIMO DIA 24 DE NOVEMBRO, COMPLETAMOS UM ANO DE MISSÕES NO EQUADOR. ESTE É UM MOMENTO DE AGRADECIMENTO AO SENHOR PELAS INÚMERAS VITÓRIAS ALCANÇADAS, PELAS MUITAS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS E PELAS INCONTADAS PROMESSAS QUE SE CUMPRIRAM EM NOSSAS VIDAS. DEUS É FIEL!



EVANGELIZANDO FAMÍLIAS...

     Estamos muito felizes, pois o Senhor tem nos dado muitas famílias, as quais estamos evangelizando e ensinando a Palavra de Salvação através dos cultos nos lares. Só esta semana, tivemos a oportunidade de falar a três famílias, tendo alcançado duas delas para Cristo. Estamos nos preparando para realizar um encontro de famílias, encontro de casais e um encontro de jovens e adolescentes. Peço humildemente aos meus amados irmãos no Brasil e no mundo, que estejam orando por este momento e por estes eventos que estaremos organizando, para o Senhor nosso Deus opere um grande milagre de Salvação entre nós. Que vidas seja alcançadas pelo poder do Senhor nosso Deus!


CULTO DE GRATIDÃO A DEUS PELOS PRIMEIROS MESES DA OBRA MISSIONÁRIA.

     No último dia 02 de outubro, realizamos um culto especial de agradecimento a Deus pelos três primeiros do trabalho missionário na cidade de Guayaquil. Um trabalho que já conta com cerca de 20 a 25 pessoas entre adultos, jovens e crianças, segue em franco crescendo para glória de Deus. Neste culto, tivemos a presença dos nossos pastores e companheiros de ministério. O Pr. Roberto José (Presidente da COMADALPE), Pr. Ednaldo Xavier (Presidente da MINADALE) e mais três pastores vindos do Brasil abrilhantaram nosso culto, que contou ainda com a presença do Mis. Josué Morais (Cuenca), Ev. Ednaldo Júnior (Stº Domingo) e Pr. Francisco Campuzano (Babahoyo). Foi uma noite muito abençoada, onde sentimos a presença de Deus.

     Mesmo enfrentando muitas dificuldades que vão desde os problemas sociais e religiosos até adaptação e transculturação, Deus tem nos feito avançar. Os cultos têm sido uma bênção e o Evangelho tem sido pregado com muita alegria e convicção. Pedimos aos amados irmãos que não cessem de orar pela obra missionária no Equador, afim de que o Senhor mantenha as suas mãos estendidas abençoando este país.

Mais Fotos:




     Em mais uma semana muitas de bênçãos, completamos no último dia 01 de setembro, dois meses de trabalho missionário em Guayaquil. Louvamos ao Senhor nosso Deus, pois mesmo enfrentando muitos desafios nessa longa caminhada, temos triunfado para o louvor da sua glória. Já realizamos a primeira oração das famílias e na escola bíblica dominical já temos uma frequência de 25 a 30 pessoas (um verdadeiro milagre). Ao longo destes dois meses, o Senhor Jesus salvou, curou e batizou com o Espírito Santo cumprindo as suas promessas e confirmando assim o nosso ministério e chamada. Toda honra e toda glória sejam dadas ao Senhor nosso Deus.




A OBRA MISSIONÁRIA SEGUE EM FRANCO CRESCIMENTO!

Estamos experimentando um novo momento no campo missionário, desde que iniciamos o trabalho oficialmente, temos visto a mão do Senhor fazendo prosperar essa grande obra. A EBD (Escola Bíblica Dominical) tem sido uma grande bênção para todos nós. No último dia 14/08/2011, contamos com a presença de 30 pessoas (16 delas crianças e adolescentes) e para glória de Deus, a obra missionária em Guayaquil segue em franco crescimento. Toda honra e toda glória ao Senhor nosso Deus!!!

Apesar das dificuldades que temos enfrentado, o Senhor nosso Deus tem nos dado vitória, provando que está no controle de tudo e que somos apenas instrumentos em suas mãos. Não me canso de dizer, que tudo o que tem acontecido nessa cidade e país é fruto das orações dos irmãos espalhados pelo nosso Brasil e no mundo inteiro, pois intercedem ao Senhor pela obra missionária e o melhor de tudo, Deus está ouvindo e agindo para o louvor da sua glória.








JESUS CRISTO SALVA, CURA E BATIZA COM ESPÍRITO SANTO!!!

Faltam-nos palavras para agradecer a Deus por tantas maravilhas que Ele tem feito em nosso meio. Desde que iniciamos a obra em Guayaquil, temos visto a mão do Senhor abençoando o nosso ministério e o nosso trabalho, confirmando a nossa chamada missionária. Depois de abrirmos oficialmente a obra missionária nesta cidade, começamos a realizar alguns trabalhos específicos como, por exemplo, o culto dos jovens, a oração das famílias, a evangelização, entre outros. No último dia 07/08/2011, Deus operou um grande milagre entre nós, em plena escola bíblica dominical, tivemos a participação de 21 pessoas e Jesus batizou a primeira crente  com o Espírito Santo (foi maravilhoso) e tivemos também a primeira conversão num culto realizado dentro da igreja (até então, havíamos ganhado almas na evangelização). Foi um dia histórico e inesquecível que vai ficar pra sempre em nossa memória e em nosso coração. Contamos também com a participação da recém-chegada missionária Joseane Priston (foto abaixo), que foi testemunha ocular das bênçãos de Deus em nossa igreja. Agradecemos a Deus por este grande milagre e cremos que Ele fará muito mais, porque Ele é fiel!

Mais Fotos:





“ Ahora he elegido y he santificado esta casa
para que esté Allí mi nombre para siempre.”
2 Cr. 7.16

Entrando para a História das Missões! A Deus seja a Glória!

Foram três dias de muita alegria e emoção para a glória de Deus. Assim descrevemos os cultos de abertura da obra missionária em Guayaquil, contando com a participação dos nossos pastores, obreiros e igrejas espalhadas em quase todo país. Os irmãos de Babahoyo, Montalvo, El Santo, Balsapamba, Portoviejo, Machala, Santa Ana, Stº Domingo, Manta, Riobamba e Cuenca, se uniram à nossa igreja em uma só voz para agradecer a Deus por este momento histórico, especial e tão esperado por todos. Segundo o testemunho dos próprios pastores e irmãos equatorianos, há cerca de 30 anos Deus vinha fazendo promessas a sua igreja, que daria o Equador nas mãos do nosso ministério (Abreu e Lima) e que um dia nossa igreja chegaria a cidade de Guayaquil. Por esse país, passaram muitos missionários que realizaram grandes trabalhos que marcaram o nosso ministério, mas o Senhor nosso Deus escolheu este tempo para realizar sua vontade e cumprir suas promessas.

Há 30 anos, eu nascia amparado em uma palavra profética dita pela minha avó paterna, Alice Morais (In Memória), que dizia que Deus faria de mim um missionário. Durante todos esses anos, Deus fazia promessas no Brasil e no Equador, até que chegou o tempo determinado e exatamente no dia 01 de julho de 2011, dia em que completei 30 anos de idade, abrimos a nova frente missionária na maior cidade do país conforme Deus havia prometido. Glórias a Deus!!! Nos faltam palavras para expressar a gratidão e emoção que temos sentido e pelo grande privilégio que Deus nos deu de fazer parte desta linda história. Desde já agradecemos a Deus pela nossa igreja no Brasil (Assembleia de Deus - Convenção Abreu e Lima, que nos sustém com muita responsabilidade), louvamos a Deus pelo nosso ministério (pela confiança dispensada) e pela nossa família (Distância e saudade nos afastam fisicamente, mas o nosso espírito está ligado plenamente). Que Deus abençoe cada departamento da nossa igreja, em especial, Oração Missionária, Círculo de Oração, UMADALPE, CEADALPE, enfim, todos que fazem missões orando e contribuindo com a obra do Senhor.

Mais fotos:




Apertura Oficial de la Obra Misionera en Guayaquil!

“ Ahora he elegido y he santificado esta casa
para que esté Allí mi nombre para siempre.”
2 Cr. 7.16

Nos dias 01, 02 e 03 de julho de 2011, teremos a Abertura Oficial da Obra Missionária em Guayaquil, capital da província de Guayas no Equador. Após muitas lutas e dificuldades enfrentadas, podemos nos alegrar com este novo momento que estamos vivendo no campo missionário. Após conhecer grande parte do Equador, viajando desde a costa até a serra, realizando trabalhos voltados para o evangelismo, liderança cristã e família, chegamos ao ponto principal da nossa missão, que era abrir uma nova frente missionária neste país, justamente na maior cidade equatoriana. Conhecida pelas belezas naturais, pela mistura da arquitetura moderna com cenários históricos e pela diversidade religiosa, Guayaquil é hoje, sem dúvidas, uma das maiores e mais importantes cidades da América do Sul. Ganhá-la para Cristo, pregando o verdadeiro e genuíno Evangelho, apesar do imenso desafio, é um grande presente de Deus para o nosso ministério.

     Já estamos realizando cultos em nossa casa e no próximo domingo dia 26 de junho de 2011 faremos o 1º culto já em nossa congregação, com a participação de pessoas convidadas durante a evangelização. Inclusive, quero pedir oração aos amados irmãos para que Deus nos ajude no cumprimento essencial da missão, que é o discipulado. Muito mais que ganhar as almas, ensiná-las é maior desafio que temos encontrado. Conduzir as pessoas ao amadurecimento e crescimento espiritual exige além da graça e conhecimento, estratégias para manter o trabalho em crescimento. Por tudo isso, cremos que necessitamos do auxílio fundamental do Espírito Santo para alcançar o êxito missionário. Sigamos fazendo, orando e contribuindo com missões, pois com certeza, o Senhor nos recompensará! Toda honra e toda glória pertencem ao Senhor nosso Deus.



Apertura Oficial de la Obra Misionera en Guayaquil!

“ Ahora he elegido y he santificado esta casa
para que esté Allí mi nombre para siempre.”
2 Cr. 7.16


     Meus amados irmãos é com grande alegria e prazer que lhes anuncio o início definitivo da obra missionária na cidade de Guayaquil, província de Guayas - Equador. Desde o último dia 01 de maio, já vínhamos realizando cultos em nossa casa, precisamente, escola dominical com pelo menos 8 pessoas. Deus está confirmando, fazendo crescer a sua igreja, e hoje, dentro deste simples trabalho, 3 vidas se encontraram com o Senhor Jesus. Toda honra e toda glória ao Senhor nosso Deus! Ele é fiel! E cumpre com a sua Palavra!


     Ao buscar um lugar para dá continuidade às reuniões, desta feita em um templo, passamos por algumas dificuldades até encontrar um lugar relativamente adequado para os cultos. Estamos fazendo algumas adaptações e no dia 26 de junho, vamos realizar o 1º culto em nossa igreja. Nos dias 01, 02 e 03 de julho, teremos a abertura oficial da obra missionária em Guayaquil, contando não só com participação do nosso ministério e igreja em todo Equador, como também a presença das muitas famílias convidadas para este lindo evento (Foram distribuídos cerca de 300 convites à famílias diretamente). Este é um momento histórico e muito importante na vida da igreja no Equador (e também no Brasil), pois há mais de 30 anos a "Missão Brasil em Equador" da Igreja Assembleia de Deus - Convenção Abreu e Lima espera por esse momento.

     Deus escolheu este tempo para realizar a sua grande obra. Digo com segurança, porque desde que chegamos em Guayaquil temos visto a carência e a necessidade de salvação vivida por esse povo. São muitas igrejas ditas evangélicas, cristãs, mas infelizmente, seguem esbarrando na acomodação e sonolência espiritual, sem cumprir o "ide glorioso" do Senhor, sem pregar o verdadeiro e genuíno evangelho, sem falar do grande amor de Deus. Falta vontade, amor pelas almas... O que vemos, são pessoas mergulhadas na tristeza e depressão (causadas pela ausência do amor de Deus) e presas a uma falsa aparência religiosa (sustentada por cultura, costumes e/ou ignorância espiritual). Quando pregamos, é comum escutar das pessoas as desculpas mais frágeis do tipo: Sou católico ou testemunha, mas não praticante! Sou cristão ou mórmon, mas não praticante! É lamentável, que muitos se limitem apenas a prática religiosa ao invés de conhecer o verdadeiro amor de Deus. Por esta razão, creio não ter sido em vão a nossa vinda a esta cidade, a este país. Creio plenamente na missão que Deus me deu!


GANAR GUAYAQUIL PARA JESÚS ES NUESTRA MISIÓN!
     Agradecemos a Deus por tudo, Ele é Senhor de tudo e todos! Agradecemos a nossa Igreja (Todos os departamentos, sem exceção) e Convenção Abreu e Lima em Pernambuco - Brasil pelo apoio e sustento, pelas orações que todos os dias são dirigidas a Deus em nosso benefício. Queremos também agradecer a nossa família (saudade, muita saudade...), dizendo que um dia vamos nos reencontrar e finalmente compartilhar as grandes experiências que Deus tem nos dado, obrigado pelas palavras de apoio e carinho. Muito Obrigado, a todos em nome de Jesus!!! Estamos convictos que Deus está conosco, e que o seu será levantado neste lugar. Pois cremos no Deus que promete, que chama, que capacita, que envia e por fim, que se responsabiliza. Ele é Senhor!!!


FAZENDO MISSÕES PARA GLÓRIA DE DEUS!!!

Missionários Elder Morais, Janne Celly e Edyanne Celly.


  Meus amados irmãos, graça e paz da parte do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Quero agradecer a Deus por esse momento especial que Ele tem nos proporcionado. Tem sido para mim, um grande privilégio fazer parte da história de missões da igreja do Senhor Jesus e ainda exercer aquilo que mais desejava em meu coração, pregar o evangelho a toda criatura. Rogo aos amados que permaneçam orando por nós, a fim de que Deus continue nos capacitando, nos dando a sua graça e sabedoria.
     Recebi em Quito, a bandeira de Guayaquil das mãos dos pastores e irmãos equatorianos (num ato profético). Em Machala, preguei e cantei em espanhol, foi inesquecível, foi um culto poderoso, com muita unção.

     Em Ibarra, Deus (por sua graça e misericórdia) nos deu uma palavra profética e naquela noite um menino foi curado de um problema raro em crianças, ele tinha tido trombose quatro dias antes deste culto. A família testificou e toda igreja se alegrou com o poder de Deus!

      Em um mês, andamos mais da metade das cidades onde temos os trabalhos, começando por Stº Domingo, claro, depois Quito, Ibarra (San Antônio de Ibarra), Manta (San Mateo), Stª Ana, Porto Viejo, Bahía de Caraquez, Machala, El Paraíso, Concágua e Babahoyo. Em Janeiro, serão realizados os seminários de evangelismo, avanços missionários e eventos voltados para evangelização em Stº Domingo, Babahoyo, Riobamba, Bahía de Caraquez, Toságua, Manta, Quito e Stª Ana. Que Deus continue estendendo suas mãos para que possamos permanecer firmes fazendo a sua obra com alegria.

     Estamos aguardando com grande expectativa a definição do ministério da igreja através do nosso Pr. Roberto José, em relação a cidade de Guayaquil, esperando com ansiedade o momento de conhecer e iniciar o trabalho naquela cidade escolhida por Deus.


 

9° Encontro de Jovens no Equador - JUNADALE

     Numa noite especial onde sentimos a presença real do Senhor nosso Deus, muitos jovens foram alcançados pela graça de Deus, sendo batizados com o Espírito Santo e revestidos do poder de Deus. Muitos que estavam afastados do caminho do Senhor voltaram aos braços do Senhor. Muitos se converteram a Cristo, confessando-o como único Senhor e Salvador. É um novo tempo, onde Deus tem cumprido com as suas promessas na vida da igreja.

     Evento promovido pela Igreja Assembleia de Deus, Abreu e Lima - Brasil em Equador. 9° Encontro de Jovens (JUNADALE) promovido nos dias 22 a 24 de Abril de 2011, St° Domingo de los Tsáchilas, St° Domingo - Ecuador.


30 Anos da Obra Missionária em Riobamba, Equador!

       Nos dias 25 e 26 de março de 2011, foram realizados cultos em ações e graças pelo 30º Aniversário da nossa igreja em Riobamba, na província de Chimborazo - Equador. Há 30 anos o missionário Zózimo e família chegavam ao Equador para pregar a palavra de Deus, representando assim o ministério Abreu e Lima. Depois do Mis. Zózimo e família, passaram por Riobamba, além de obreiros nativos, os missionários Samuel e Família, e por último o mis. Assuero e família. Os cultos foram marcados pela presença de Deus e pela emoção de alcancar essa marca histórica. Estivem reunidos os missionários Ednaldo Xavier, Emerson Rodrigues, Josué Bulcão e Elder Morais juntamente com suas esposas. A obra no Equador segue crescendo para glória de Deus. Tivemos a apresentação dos nossos irmãos indígenas, louvando e adorando pelo poder transformador do Evangelho de Cristo.

Mais Fotos:












 

Culto Missionário em Sto. Domingo. Rumo à Guayaquil!

     No dia 12 de Fevereiro, foi realizado em Sto. Domingo de los Tsáchilas, um grande culto de missões e entrega dos certificados de conclusão do Seminário de Aperfeiçoamento em Evangelismo, promovido em todas as congregações espalhadas pela cidade. Este culto marcou a nossa partida definitiva para Guayaquil, onde iremos atuar a partir de então.


      Foi uma noite memorável, onde Deus manifestou mais uma vez, a sua graça no meio da igreja, renovando a chama e desejo missonário nos corações.

Cuenca, Azuay - Equador: Preparando o caminho...

     Estivemos em Cuenca, capital da província de Azuay no Equador. É a terceira maior cidade do país, e é situada na serra, a 2550 metros acima do nível do mar. Cuenca é a cidade onde vai atuar o missionário Josué Morais. Entre os dias 04 e 06 de fevereiro, estivemos visitando aquele trabalho recém formado, ministramos a Santa Ceia, ensinamos na EBD e participamos de um trabalho voltado para as famílias. Foi uma grande bênção, e como nos apresenta o título dessa postagem, estávamos preparando o caminho para o nosso novo missionário. Que permaneça abençoando nossos missionários Josué e Sirlene!

Seminário de Aperfeiçoamento em Evangelismo Pessoal

     O Projeto Ide & Pregai realizou pela 1ª vez fora do Brasil, o Seminário de Aperfeiçoamento em Evangelismo Pessoal. O curso foi realizado entre os dias 04 e 28 de janeiro de 2011 em todas as congregações da Igreja Assembleia de Deus em Sto. Domingo - Ecuador. As aulas foram ministradas pelo Pb. Elder Morais (Missionário em Guayaquil e coordenador do projeto).


     Ao todo, 7 congregações participaram do seminário, mais 100 pessoas participaram diretamente, recebendo no dia 12 de fevereiro os certificado de conclusão do curso. E assim, seguimos contribuindo com o desenvolvimento da obra de missões e evangelimo, levando a igreja à cumprir com êxito sua tríplice missão deixada pelo Senhor Jesus.


 

 1º ELADALE REALIZADO NO EQUADOR.


     A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Abreu e Lima promoveu nos dias 29 e 30 de janeiro de 2011, na congregação em Babahoyo, província de Los Ríos - Equador, o 1º ELADALE (Encontro de Líderes das Assembleias de Deus de Abreu e Lima - Equador). Foram dias onde sentimos a presença de Deus, muita alegria, ensinos, dinâmicas de grupo e muitas experiências alcançadas.


     Em dois dias foram ministradas cerca de seis aulas pelo Pr. Ednaldo Xavier (Presidente da MINADALE) e pelo Pb. Elder Morais (Missionário em Guayaquil e coordenador do Projeto Ide & Pregai). São novos trabalhos voltados para o crescimento espiritual da Igreja e Ministério no Equador, e assim, seguimos cumprindo a tríplice missão da Igreja deixada por Jesus:  Evangelizar, Ensinar e Adorar. De uma coisa temos certeza, a obra missionária no Equador voltou a crescer para glória de Deus.


     Foram trabalhados os seguintes temas: Conceitos de liderança cristã e estilos de liderança, quem é o líder, as qualidades de um líder exemplar, quando e como surgem os líderes, os perigos e riscos na trajetória de um líder, analisando os paradigmas de  chefia e liderança, os desafios da líderança cristã e os aspectos essenciais da chamada divina. Foi a primeira vez que tivemos um trabalho como esse desde o início da obra missionária nesse país.





Mais Fotos do ELADALE:







10º Aniversário da JUNADALE em Babahoyo - Equador.

     Parabenizamos todos os jovens que fazem a UMADALPE (JUNADALE) em Babahoyo, Los Ríos - Equador pelo 10º Aniversário. Foram dias em que senti muita saudade dos tempos em que dirigia a UMADALPE na Av. Duarte Coelho e Beira-mar/Igarassu por quase 7 anos.

Tive o privilégio de ser o preletor oficial das festividades.

     Com o tema baseado no livro de Salmos, cap. 3 e vers. 3, foram realizados em três noites cultos de ações e graças, louvor e adoração ao nome do Senhor. Houve batismo com Espírito Santo, conversões, testemunhos e muita unção na presença do Senhor Jesus.

 




Batismo nas Águas - Bahía de Caraquez, Manabi / Equador.

     Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mt 28.19,20.



     Desceram as águas batismais, 10 novos convertidos, os quais professaram sua fé em Cristo Jesus, afirmando e assumindo um firme e sincero compromisso com Deus e com a doutrina da sua Palavra. Ao Senhor Jesus, toda honra, glória e louvor!


Mais Fotos:






Guayaquil, Equador: O Desafio da Evangelização!

Todos sabemos que evangelizar é uma das maiores responsabilidades do cristão verdadeiramente convertido. O gozo da Salvação propõe à vida do homem uma nova dinâmica de vida, novos atitudes e muitas experiências. Todos os dias somos desafiados a levar o Evangelho aos milhares de milhares que ainda não desfrutam da genuína Salvação em Cristo Jesus e não gozam de plena comunhão com Deus.

Quando chegamos em Guayaquil, no Equador, sabíamos das difulcudades que enfrentaríamos e que os desafios seriam muitos. Só não contávamos com as muitas "igrejas ditas evangélicas" que ao invés de pregarem o Evangelho da Salvação, pregam heresias e doutrinas de engano, vendendo a salvação como mercadoria. Todos os dias, vários adeptos de seitas e falsas religiões batem nas portas buscando novos adeptos e ensinam fábulas e histórias distocidas de interpretações pessoais da Bíblia. Foi difícil constatar, a falta de compromisso com a propagação do genuíno Evangelho, vê igrejas acomodadas dentro das quatro paredes e o avanço assustador falsa religiosidade. Guayaquil (oficialmente Santiago de Guayaquil) é a cidade mais populosa do Equador, e também o principal porto do país. Situa-se na margem ocidental do rio Guayas, que desemboca no golfo de Guayaquil, no Oceano Pacífico. Fica a 500 km de Quito, capital do país e acordo com o censo mais recente (2001), sua população é de quase dois milhoes de pessoas. Guayaquil é a capital da província equatoriana de Guayas.

Aqui encontramos grande liberdade religiosa, garantido pelo Estado equatoriano nos artigos 11 e 66 da Constituição Nacional. A maioria das religiões na cidade são de denominação "cristã", estando entre eles, a Igreja Católica Romana, que domina grande parte da cidade. Os católicos possuem 223 paróquias, 236 sacerdotes diocesanos, 132 sacerdotes religiosos, 89 seminaristas, 9 de vida religiosa contemplativa, 433 membros de institutos de vida consagrada. Guayaquil tem uma catedral e muitas outras igrejas católicas romanas. Há um considerável número de membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e a cidade possui um templo, o Templo de Guayaquil, que pertence à Igreja, além de muitas capelas desta denominação. A Igreja mórmon possui aproximadamente 100.000 adeptos na cidade. Muitos outros credos e religiões, são representados por toda a cidade. Cerca de 80% da população de Guayaquil professam o catolicismo, no entanto, vários grupos protestantes estão atualmente em franca expansão. Os evangélicos possuem cerca de 150.000 fiéis e é uma das denominações de maior crescimento. A Igreja Adventista do Sétimo Dia foi instituída na cidade e, em seguida, fundou a "Missão Adventista do Sul do Equador.

Os adventistas acreditam que atualmente existem cerca de 33.844 simpatizantes em Guayaquil. As Testemunhas de Jeová, através do relatório global sobre o número de adeptos em cada país, afirma que, no Equador, há cerca de 55.669 seguidores em serviço ativo com 720 congregações, das quais 160 estão em Guayaquil, que também tem 87 quartos do Reino. Guayaquil é a cidade de maior crescimento das Testemunhas de Jeová. Há também uma pequena comunidade judaica, composta principalmente de cidadãos israelenses, e os imigrantes alemães que fugiram da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Há também um templo budista na cidade, onde se reúnem todos os budistas que vivem em Guayaquil. É de salientar que, embora existam muitos descendentes de origem árabe em Guayaquil, incluindo o ex-presidente Abdala Bucaram, a maioria destes são católicos ou de outro ramo do cristianismo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...